Com muitas reservas...
Imagine o seguinte quadro (as pinceladas são largas, mas porventura familiares):
Precisa assegurar alojamento para jornalistas e convidados de um Evento no Algarve, em Agosto. Consegue uma ou outra reserva, mas o tempo urge - com a aproximação da data do Evento, são cada vez mais os Hotéis algarvios cheios, e cada vez menos as perspectivas de conseguir o número de quartos de que necessita.
Para não correr riscos e avançar a outros níveis de produção, recorre a uma Agência de Viagens e Turismo, que lhe indica Hotéis nos quais os seus Agentes conseguem reservas e avança "preços promocionais de Agente". Quando solicita à Agência que efectue uma reserva, esta requer uma sinalização de 50%, alegando que o Hotel escolhido exige esse pagamento, por estar completo.
Mas o que diz o Departamento de Reservas do Hotel (AKA, o "detector de mentiras")?
- O Agente - intermediário - ao qual a Agência "encomenda" a reserva, tem crédito junto do Hotel e usufruiu de uma tarifa infra-promocional (a promoção que o próprio Hotel pratica em Agosto corresponde, afinal, ao "preço promocional do Agente").
- O Agente efectua a reserva em nome do Cliente final sem que este a sinalize, sabendo, à partida, que a uma semana do check-in o Hotel exigirá o pagamento da reserva na integra, ainda que esta não venha a ser confirmada.
- Afinal, o Hotel nem sequer está cheio na data do Evento - tem quartos para além do necessário.
A Agência, essa, começa a falar de "possíveis" custos de cancelamento e apela para um argumento de pressão, que destoa na sua prestação global: os deveres a cumprir pelas Agências de Viagens junto dos Agentes com os quais trabalha. Segundo esta Agência, a um mês do check-in tem de ser feito um depósito de 25% no acto da reserva; e a menos de dez dias, costuma pedir-se 50% a 75%, sendo o restante pago quando se levanta a documentação.
Estes deveres, tardiamente apontados, poderão até corresponder à cartilha da prática corrente, mas o melhor mesmo é confirmar as regras do jogo junto da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), caso a Agência e/ou os seus Agentes sejam associados, e dar conta das situações de abuso e má-fé à Direcção Geral de Turismo.
2Comentários
Claúdia,
faz anos que não nos falamos,e ao pesquisar seu nome no google fiquei feliz por reencontrá-la,nem que de uma forma virtual.Alegra-me ver-te realizada na carreira,e para minha surpresa fora do direito.O rumo que damos a vida é um mistério,tomamos decisões e arcamos com as consequências.Hoje posso falar que minhas decisões não foram as melhores,mas sempre há tempo para modificá-las.Foi muito bom saber que estás bem,e quero te agradecer por teres sido uma amiga importante em minha vida.Que Deus te abençoe.
A.F.
Drika, és tu? Que saudades...
Obrigada por "esticares a mão" desde tão longe, no espaço e tempo, e por me deixares uma carícia sob a forma de comentário.
Mas agora quero saber mais de ti! P.f. contacta-me no trabalho, para trocarmos números e e-mails pessoais, está bem?
Segue este link:
http://anpub.workmedia.pt/indice_alfabetico.php?empresa_id=63199
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