Google

domingo, abril 15, 2007

O Vazio

In 'What the BleeP do we (k)now?' (2004)
A capacidade que temos de progredir e crescer é bem maior do que julgamos à partida. As possibilidades são infinitas, porque o espaço vazio em torno de tudo o que fazemos é sempre muito maior do que as nossas realizações.
Preciso reformular algo que escrevi recentemente, num ensaio. «Como os japoneses intuem, o espaço é quinestésico (vd. Hall, 1986: p. 65-6) e este espaço, a que eles chamam ma (espaço-tempo), é todo o ambiente que nos envolve: um espaço que não está vazio, para lá [de nós próprios e] das nossas construções, que não é neutro nem sagrado, e que, pelo contrário, está impregnado de energia, redes de comunicação e poluição, apelando e perpassando os nossos sentidos (tecnologicamente prologados) para que nos posicionemos nele, conscientes e de corpo inteiro (Kerckhove, 1995: p. 224-5).»
Hoje acordei para o vazio - no espaço, em mim e em toda a matéria - e percebi a sua importância. O espaço vazio, que existe dentro e em torno das células, das moléculas e dos átomos, é a arena das relações e da superação de limites. Entre as mais infímas partículas físicas, as pessoas, as construções, as vibrações energéticas, as redes de comunicação, a informação e a poluição, existe o mesmo vazio que conseguimos perceber entre dois objectos que, visivelmente, não se tocam. E é nesse vazio que se funda a unidade essencial de todas as coisas, e a imensa extensão do que podemos ser e fazer (deixo as explicações para os especialistas).
Pense nisto: por entre todos os argumentos de impossibilidade, existe espaço para melhorar a qualidade de vida no seio da sua família, da sua empresa e da sua comunidade. Esteja atento(a)!
--
AGRADECIMENTO: Obrigada pelo filme, C. Borges :)
--
NOTA: Os links de video são exemplificativos. DYOR *

* Do your own research / faça a sua própria pesquisa.

1Comentários

à s 4:15 da tarde, Blogger teessea disse...

Saúdo o seu regresso à blogosfera, para a promoção da responsabilidade social das empresas (com uma breve nota que publicarei no JSA), depois de tantos meses de ausência. Porque de facto «existe espaço para melhorar a qualidade de vida no seio da (…) família, da (…) empresa e da (…) comunidade». Não podemos é desistir.

 

Enviar um comentário

<< Home

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile