Google

segunda-feira, maio 07, 2007

G8

Para além de acolher a Presidencia rotativa da União Europeia, a Alemanha é agora palco de uma reunião de Ministros do Trabalho do G8 (7 países mais industrializados e Rússia). Iniciado a 6 de Maio em Dresden, este encontro de 3 dias antecede e prepara a reunião da Cúpula do G8 - Chefes de Estado e Governo - que terá lugar em Heiligendamm.
Entre os temas que estão em cima da mesa na reunião de Dresden contam-se os aspectos sociais da globalização - é caso para dizer que os lobies constituidos para pressionar o G8 a assumir as responsabilidades sociais decorrentes do poder começam a ter eco, pelo menos no plano das intenções expressas.
Os Ministros da Alemanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Estados Unidos, Canadá, Japão e Rússia debatem estratégias para aumentar a oferta de emprego, a melhoria do sistema de segurança social nos países emergentes e em desenvolvimento (representados na reunião por dignatários da China, Índia, México, Brasil e África do Sul), e ainda a responsabilidade social das empresas.
No início da reunião, Franz Müntefering, Ministro do Trabalho alemão e anfitrião do encontro, exigiu que os países do G8 considerem a esfera social fundamental e permanente nas deliberações. "Economia, ecologia e o sociedade devem desenvolver-se de maneira paralela e equilibrada", disse o também vice-chanceler alemão, que considera que uma globalização preocupada com os aspectos sociais "trará bem-estar a todas as pessoas do mundo, será aceite e, com isso, contribuirá para promover a paz".
Para Müntefering, o G8 tem de "levar ao mundo a ideia de que o social é uma potente força economica", sendo urgente contribuir para que a protecção social se estenda aos países emergentes e em desenvolvimento. Actualmente, apenas 20% dos habitantes do planeta desfrutam de "uma protecção social boa ou, pelo menos, suficiente", e impõe-se a generalização de padrões como os da Organização Mundial do Trabalho (OMT). Aguardemos a tradução prática deste discurso.
Participam na reunião 120 especialistas, entre representantes da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), da OMT, do Banco Mundial e de várias empresas com ampla actuação social.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile