Google

terça-feira, julho 15, 2008

Depois de cozinhar, guarde o óleo

AMI lançou campanha de recolha de óleos alimentares usados, que serão transformados em biodiesel

'O óleo alimentar que não serve para si pode ainda ajudar muita gente'. Este é o lema da nova campanha da AMI que tem a dupla função de ajudar o ambiente e recolher fundos para projectos sociais. O projecto arranca esta terça-feira e 'conta já com a participação de três mil restaurantes, hotéis, cantinas, escolas, juntas de freguesia e câmaras municipais que, além de entregarem o óleo das suas cozinhas, estão preparados para receber os óleos entregues pelo público', explicou ao PortugalDiário Luís Lucas, responsável pelo projecto.
'Os resíduos são depois entregues a uma empresa parceira que os transforma em biodiesel e, por cada litro vendido, a AMI recebe um donativo que destinado às equipas de rua que trabalham com os sem-abrigo', adiantou.
A AMI pretende que este projecto evite, ou pelo menos reduza, a contaminação das águas residuais, que acontece quando os óleos são despejados na rede pública de esgotos. Além disso, por serem transformados em biodiesel são uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis.
'São produzidos, por ano, em Portugal, 120 milhões de litros de óleos alimentares usados, quantidade suficiente para fabricar 170 milhões de litros de biodiesel, valor equivalente ao gasóleo produzido com 60 milhões de litros de petróleo. Não estamos em condições de desperdiçar este recurso', afirmou Luís Lucas.
'Sabemos que esta campanha não vai ser a solução, mas é uma contribuição', adiantou.


Como contribuir
Quem quiser entregar os óleos alimentares usados, deverá guardá-los numa garrafa fechada e dirigir-se a um dos locais
desta lista.
Os restaurantes ou entidades que pretendam participar deverão utilizar o número de telefone 800 299 300.
Segundo a AMI, algumas autarquias vão ainda colocar oleões junto dos ecopontos para recolha de óleos alimentares usados.


Por: Sara Marques - Portugal Diário, 15-07-2008

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile