Google

domingo, abril 13, 2008

Carlos Lopes Gold Marathon 2008

A Carlos Lopes Gold Marathon de dia 12 de Abril contou com o patrocínio principal da Liberty Seguros, que uma vez mais, em 2008, contribui para a realização deste emblemático evento desportivo, certificado pela AIMS (Association of International Marathons and Road Races), pela FPA (Federação Portuguesa de Atletismo) e pela AAL (Associação de Atletismo de Lisboa).

Na sua 4ª edição, a Carlos Lopes Gold Marathon mobilizou ainda o patrocínio ou apoio de Marcas como a Powerade, Kia Motors, Puma, Delta e Vitalis (água oficial). A organização foi assegurada pela Fundação Carlos Lopes, em parceria estratégica com a Backstage Comunicação e com o apoio institucional das Câmaras Municipais de Lisboa, Oeiras e Loures, Comité Olímpico de Portugal, Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, Turismo de Lisboa, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Programa Operacional da Região de Lisboa e Vale do Tejo e União Europeia – FEDER e Capital Finance.

O conjunto de empresas e entidades associadas à Carlos Lopes Gold Marathon reflecte o prestígio desta iniciativa, que ano após anos tráz à memória dos portugueses os feitos do Campeão Olímpico que dá nome à maratona, promovendo o gosto pela prática do atletismo - através das provas Gold Marathon e Atletismo Solidário - do ciclismo - através da Bike Marathon - e da Marcha em Família - através de uma prova não competitiva com essa mesma designalção.

Carlos Lopes na Marcha em Família (Lisboa, 12-04-2008) Créditos: Fundação Carlos Lopes

As provas 4ª edição Carlos Lopes Gold Marathon começaram logo pela manhã, precisamente com a Marcha em Família, com início às 9.30 horas. Esta prova teve partida junto à Igreja da Nossa Sra. dos Navegantes e chegada em frente ao Pavilhão de Portugal.

Carlos Lopes, que participou nesta prova, considerava-se satisfeito com a participação global do evento (cerca de 800 pessoas) “atendendo à divulgação tardia. Para além disso, Portugal bem bons maratonistas, mas não tem muitos maratonistas.” Segundo o Presidente da Fundação Carlos Lopes, a participação de atletas estrangeiros foi maior este ano, o que reforça o seu entendimento de que “é importante olhar para esta maratona não apenas como uma prova competitiva, mas também como evento de promoção do turismo.”

Já durante a tarde, pelas 16 horas, a primeira prova a partir de Sete Rios, junto à entrada do Jardim Zoológico foi a Bike Marathon, maratona em bicicleta com mesma extensão da Gold Marathon (42.195 metros). A Gold Marathon e a prova Atletismo Solidário partiran do mesmo local, meia hora depois.

Na apresentação oficial da Carlos Lopes Gold Marathon, que decorreu na quinta-feira, dia 10 de Abril, no Hotel Altis Park, em Lisboa, Nuno Lopes, Vice-Presidente da Fundação Carlos Lopes, justificou a alteração no percurso da prova rainha pela necessidade desta prova manter a homologação das marcas já produzidas na Gold Marathon. A opção foi, portanto, dotar a prova de um percurso mais plano. Nuno Lopes esclareceu ainda que a mudança do dia das provas, de domingo para sábado, se ficou a dever a presença de mais pessoas na cidade aos sábados. O apoio aos atletas, nos principais pontos das provas foi por isso maior.

Os vencedores abolutos da prova rainha foram Joseph Epetet com um tempo de 2.15.21 horas, e Elisabete Lopes, 13ª da classificação geral, com um tempo de prova de 2.46.11 horas.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile