Aprovada a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável
A Presidência do Conselho de Ministros aprovou a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável – 2015 (ENDS) e respectivo Plano de Implementação.
Publicada em Diário da República no passado dia 20 de Agosto (Resolução do Conselho de Ministros 109/2007), a ENDS visa nortear o processo de desenvolvimento do País de uma perspectiva de sustentabilidade, em articulação coerente com os outros instrumentos, planos e programas de acção vigentes ou em preparação (incluindo os que se referem à aplicação dos fundos comunitários até 2013). Este instrumento de orientação estratégica apela também à iniciativa da sociedade civil.
Os 7 objectivos da ENDS servem o propósito integrador de “Retomar uma trajectória de crescimento sustentado que torne Portugal, no horizonte de 2015, num dos países mais competitivos e atractivos da União Europeia, num quadro de elevado nível de desenvolvimento económico, social e ambiental e de responsabilidade social".
- Preparar Portugal para a "Sociedade do Conhecimento", acelarando o desenvolvimento científico e tecnológico, e melhorando as qualificações humanas;
- Crescimento Sustentado, Competitividade à Escala Global e Eficiência Energética;
- Melhor Ambiente e Valorização do Património;
- Mais Equidade, Igualdade de Oportunidade e Coesão Social;
- Melhor Conectividade Internacional do País e Valorização Equilibrada do Território;
- Um Papel Activo de Portugal na Construção Europeia e na Cooperação Internacional;
- Uma Administração Pública mais Eficiente e Modernizada.
0Comentários
Enviar um comentário
<< Home