Google

segunda-feira, março 27, 2006

Dia Mundial do Teatro

Cartaz: Copyright © Ana & Sandra Santos 2005
A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) convidou o encenador Carlos Avilez para escrever uma mensagem nacional relativa a este dia, que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) consagra ao Teatro.
No seu texto, Avilez escolheu a responsabilidade social como mote, manifestando a sua «[...] admiração por todos aqueles que ao longo dos tempos dignificaram e fizeram desta arte e profissão um exemplo de vida, de manifestação artística e de mensagem política. Quem suportou a violência da censura de antes do 25 de Abril e recebeu a missão de comunicar e criar em liberdade, não pode ignorar a sua responsabilidade.»
Para o encenador e para quem, como ele, verdadeiramente ama o teatro, «[...] ser de teatro é ser maior, é ser diferente, é ser responsável. Vivemos numa época de preocupação com a guerra do Iraque, com a fome, com as desigualdades sociais, com a prostituição, o racismo e o flagelo da droga. Trabalhamos para um público que partilha das nossas preocupações.»
O Teatro do Oprimido é um dos melhores exemplos desta partilha.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile