Google

quarta-feira, março 22, 2006

Em foco: Gestão de Resíduos

Tem lugar na LIPOR, a 16 de Abril, um seminário intitulado “Gestão de Resíduos de Construção e Demolição” (de inscrição gratuita). A iniciativa, organizada em parceria com a Associação Portuguesa de Engenheiros do Ambiente (APEA), integra-se no Ciclo de Seminários Técnicos “Eficiência na Gestão de Resíduos” da LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, e dá seguimento às actividades do Grupo de Trabalho para a correcta gestão de resíduos de construção.
Este seminário é palco de divulgação para projectos inovadores nesta área, servindo também para apresentação de importantes documentos, como sejam os Regulamentos Municipais dos materiais reciclados ou reutilizados em obra, as Normas Técnicas a incluir no Caderno de Encargos e o Guia de Boas Práticas para o Sector da Construção e Demolição.
--
O workshop de Apresentação do Projecto OILPRODIESEL, que decorre no Auditório do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) - Taguspark - no dia 19 de Abril, também visa a sensibilização para uma correcta gestão dos resíduos. Em termos mais concretos, este evento pretende sensibilizar para a diversificação dos recursos energéticos empregues no sector dos transportes, e para a utilização de biodiesel.
A conversão de milho, soja e girassol em combustível é contestável, mas o OILPRODIESEL parte de um sistema de valorização de óleos alimentares usados (o "Óleo Valor") e propõe-se estender os seus objectivos e aplicações a todo o concelho de Oeiras. Trata-se de um projecto demonstrativo, iniciado em finais de 2005 e financiado pelo Programa LIFE-Ambiente.
Este projecto é coordenado pelo ISQ e tem como parceiros a Câmara Municipal de Oeiras e a OEINERGE. Para além destas entidades estão envolvidas no projecto organizações de referência a nível nacional e internacional, como a APEMETA, o INETI, a TECMIC, a DIESELBASE, a AGERATEC (Suécia), a INASMET (Espanha), a INNOTERM (Hungria) e a UMSICHT (Alemanha).

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile