Google

sábado, março 25, 2006

A inclusão da diferença:
Prémios que dão "frutos"

O Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência (SNRIPD) tem uma "Agenda" recheada, que importa acompanhar semana a semana, mas este artigo apela especificamente para os "Destaques" do site do SNRIPD, no que respeita aos prémios aí divulgados. Prémios que parecem ter o condão de produzir "frutos" exponenciais como, aliás, se espera de todas as iniciativas de promoção da cidadania.
Começando pelo Prémio de Mérito Científico "Maria Cândida da Cunha" 2006. Este prémio, com um valor máximo global de 5.000€, visa reconhecer estudos de investigação científica no âmbito da prevenção, habilitação, reabilitação e participação das pessoas com deficiência, desenvolvidos em Portugal nos anos de 2004 e 2005 por entidades públicas, privadas ou do sector cooperativo, ou ainda por investigadores a título individual, de nacionalidade portuguesa.
Os estudos têm de preencher o requisito da «objectiva contribuição para a qualidade de vida deste grupo de população», pelo que, para além do reconhecimento, os investigadores (e a sociedade) são cumulativamente "premiados" com uma excelente oportunidade de disseminação das melhores práticas neste domínio. Haja divulgação.
As candidaturas devem ser apresentadas até dia 17 de Abril, em formulário próprio (disponibilizado no website do SNRIPD), conjuntamente com relatório do projecto, curriculum vitae e outros suportes necessários à avaliação do trabalho.

--
A página de internet do SNRIPD dá ainda conta de um Concurso Fotográfico organizado pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis), que está aberto até 31 de Março.
Aproveitando o interesse e envolvimento neste concurso, a Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras (Raríssimas) pretende empregar, não só os registos fotográficos que possui em banco de dados, como também registos concorrentes, num projecto que só será possível com a colaboração de todos: um livro de testemunhos/memórias, quer dos participantes, quer da associação, que servirá para divulgar a doença rara como uma realidade patente, ainda que pouco conhecida.
A Raríssimas solicita, para tanto, que os participantes encaminhem as fotos (até 5), acompanhadas de um pequeno texto, que pode ser um testemunho (de familiares ou de portadores da doença) ou uma descrição da foto, para:

Raríssimas
Rua dos Bons Amigos, Lote 348
Casal do Bispo
1685-843 Famões
Tel.: 21 7956205/969 657 439/969 657 445
Fax: 21 7969777
e-mail: info@rarissimas.org

--
A última referência de hoje vai para o concurso "Escola Alerta!" 2005/2006 - uma iniciativa destinada a jovens dos ensinos básico e secundário, que os sensibiliza para a diferença e para o combate à discriminação das pessoas com deficiência, através da eliminação das barreiras urbanísticas, arquitectónicas e de comunicação.
Na edição de 2004/2005, este concurso deu origem a um DVD que foi divulgado junto de Escolas, Agrupamentos, Direcções Regionais de Educação e Organizações Não-Governamentais (ONG) de Educação Especial, para apoio a novas iniciativas e estímulo à participação das comunidades educativas.
De entre os trabalhos apresentados na presente edição até ao dia 20 de Março, os melhores serão premiados numa cerminónia nacional a 1 de Junho (Dia Mundial da Criança).

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile