Google

terça-feira, outubro 13, 2009

Como Amar o Próximo?

Para muitos portugueses e também para marianos de todo o mundo, a 13 de Outubro é praticamente irresistível falar daquele amor altruísta, que motiva a minimização do sofrimento à nossa volta e a solidariedade para com quem precisa.

Hoje, em boa hora, a concepção, síntese e teste de um novo fármaco com propriedades analgésicas recebeu da Fundação Grünenthal Portugal um prémio no valor de 7500 Euros. A investigação premiada foi desenvolvida por uma equipa multidisciplinar de investigadores de Lisboa e do Porto, composta por Isaura Tavares, do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) e da Faculdade de Medicina do Porto, Marta Ribeiro e Miguel Castanho, do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Na sequência deste prémio, foi registada uma patente e perspectiva-se já o extraordinário impacto dos desenvolvimentos registados na qualidade de vida de daqueles que diariamente padecem muito para além do que o comum dos mortais pode imaginar, com patologias às quais está associada dor crónica e doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson.

Este Prémio distingue anualmente trabalhos de investigação biomédica que contribuam o avanço do conhecimento na área da Dor.

Do domínio da caridade, a angariação de fundos (Fundraising) é uma forma mais ou menos organizada de captar recursos e contribuir para a prossecução sustentada dos objectivos das mais diversas causas sociais.

Em sentido lato, continua a estar em causa uma questão de “amor ao próximo”, que apresenta um problema: este sentimento tem tanto de primário como de elevado. À semelhança de outros impulsos primários este amor é torpe e falível (por exemplo, quando a esmolazita e o donativo são “presentes envenenados”). Já enquanto sentimento nobre, este mesmo amor é escudado pela ética, à qual a história e o costume chegam mesmo conferir deferência jurídica. É o que acontece quando a prática moral se estabiliza e demonstra que um princípio ético se adequa ao enquadramento legal e à regulação de determinadas relações sociais.

O n.º 22 da Exit (publicação da Dianova) é dedicado precisamente ao tema do “Fundraising – Ética e Transparência na Angariação de Fundos”. De entre os artigos desta edição, correspondente ao trimestre de Outubro/Dezembro de 2009, será vantajoso ler os textos assinados por Cláudia Pedra, Managing Partner da Stone Soup - sobre "O dever ético na Angariação de Fundos" - e Margarida Vaz, Sócia da Baptista, Monteverde & Associados – Sociedade de Advogados RL, Assessora Jurídica da Dianova Portugal - sobre "O Fundraising nas Organizações sem Fins Lucrativos", um texto que revê a evolução da moldura político-legal da angariação de fundos no Terceiro Sector.

Talvez se estejam a cometer alguns erros por aí, com "boas intenções" daquelas que não enchem propriamente o Céu...

2Comentários

à s 1:15 da tarde, Blogger R.Ganesh disse...

Unfortunately I cannot read the language of your blog, saw your post in linkedIn and understand that Michael Jackson will be our common language.

My blog

 
à s 4:16 da tarde, Blogger Cláudia Vau disse...

Hi R. Ganesh.

You're quite right: MJ is universal :)

But I've a blog you'll be able to follow. It's called "The Bad Years" (see my profile).

Thanks for your visit.

All the best,

C.

 

Enviar um comentário

<< Home

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile