Google

quinta-feira, outubro 01, 2009

Ele queria curar o mundo

Mesmo quem não sabe para que servem as relações públicas (e parece que em tempos de crise ainda há muita gente que não sabe); mesmo quem acha que “relações públicas” significa “falinhas-mansas”, “filho-do-patrão”, porteiro ou comercial; mesmo quem não liga a mínima à comunicação nem a outras "funções não-produtivas” sabe que uma mensagem adquire mais força quando sai da boca de alguém que a opinião pública conhece. Então se a mensagem tiver relevância de uma perspectiva de responsabilidade social tanto melhor, porque saímos todos a ganhar.
As marcas vão aprendendo umas coisas com as pessoas populares - com aquelas que têm alguma coisa relevante para dizer - e depois algumas marcas vão atrás dessa boa gente...



Na verdade, as marcas têm aprendido tanto que hoje são elas que colocam chavões sociais na boca das figuras públicas. E fazem-no com cautela, porque as marcas - à semelhança das pessoas - fogem da má reputação como o diabo da cruz!
A verdade acerca de Michael Jackson será porventura um difícil exercício jornalístico, mas os criativos da publicidade conseguem extrair a mensagem essencial da sua história de vida. Talvez não seja assim tão difícil.



Pena que outras mensagens corram o risco de ser silenciadas por questões de reputação (essa tal que é tão dura de construir e tão frágil como um castelo de cartas) quando o caçadores de troféus se multiplicam. Dos mercenários não me apetece falar, mas quanto às mensagens, se nos fazem dar as mãos e pôr os bracinhos no ar enquanto cantamos há que "desconfiar": se calhar, essas mensagens interessam às pessoas... Vale a pena ouvir (com ou sem braços no ar).



Não foi só a reputação de Michael Jackson que ficou virada do avesso com as acusações de abuso de menores, foi toda a sua vida.
Ele sonhava mudar o mundo através da arte e não só, porque os seus múltiplos talentos, recursos e capacidade de mobilização estavam ao serviço de um mundo melhor, que ele acreditava ser possível, acima de tudo, para as crianças. Ele queria literalmente "curar o mundo", começando pelas crianças. E este nosso mundo mediático não só não o curou das suas maleitas como o quis linchar, precisamente por gostar de crianças e poder ajudar muitas, como de facto ajudou (não estou mesmo a ver porque é que ajudar crianças havia de merecer castigo). É irónico, não?...
Agora parece que o sonho de Michael Jackson não pode ser continuado. Em vida, ele não se importava que a Heal the World Foundation (HTWF) prosseguisse esse sonho depois de atingido o objectivo inicial, mas anteontem o seu Estate instaurou um processo contra a Fundação, que quer curar o mundo com palavras demasiado caras para uma ONG.
Não sabem o que é que o Rei da Pop queria dizer com This is it? Aquela "coisa antiga", um bocado à Beatle... Não estão a ver?
Bom, é mais ou menos isto:
"It's all for love: L-O-V-E."
--
Link para Press-release da HTWF

1Comentários

à s 12:37 da manhã, Anonymous dialogoeaccao disse...

A Dialogo & Acção-Associação Europeia de Hip Hop convida vc para fazer parte da nossa rede social

na rede vc tem, espaço para colocar 100 musicas, fotos,videos,blog,forun, eventos e sala de bate papo.
acesse
www.dialogoeaccao.ning.com

entre e divulge!!

paz e união

 

Enviar um comentário

<< Home

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile