Google

domingo, julho 30, 2006

Especial Economia Portuguesa

De acordo com a newsletter NextBolsa, o índice de confiança na evolução da economia a curto prazo, medido pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) em Julho, subiu face ao mês de Junho.
Este índice é calculado qualitativamente com base na média simples de valores entre 0 e 100, atribuídos por 16 professores do Instituto, e quantitativamente através de valores avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e de relatórios de instituições especializadas na actividade económica.
A NextBolsa recorda que «o INE já tinha avançado que, relativamente ao segundo trimestre do ano a actividade económica tinha mostrado melhorias e que pela conjuntura seria uma tendência a manter, tanto que o Banco de Portugal tinha revisto em alta a previsão de crescimento para 2006. A reiterar estes dados está do lado da oferta uma trajectória positiva no que diz respeito a alguns subsectores da indústria e dos serviços. Mas o grande impulsionador foi mesmo a procura externa enquanto que a interna apresenta uma estagnação admitindo-se um agravamento no investimento e um ligeiro crescimento do consumo privado. A inflação continua a aumentar mas no último mês do trimestre apresentou já um abrandamento o que fez com que o diferencial deste indicador relativamente à zona Euro voltou a diminuir. Embora toda esta informação seja animadora, Victor Constâncio já alertou para o facto de que Portugal só conseguirá um crescimento com valores próximos dos valores médios da Europa muito provavelmente em 2008

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile