Google

domingo, abril 30, 2006

Publicações: siga o seu rato

A primeira edição do Projecto Young Managers Team Portugal (YMT 2005) terminou, como previsto, um ano após o seu lançamento. Cumpriram-se os objectivos estabelecidos pelas equipas Ecowave e Albatroz que trataram, respectivamente, os temas da "Inovação" e da "Mobilidade Sustentável".
No evento de encerramento, a 11 de Abril, foram apresentados os resultados e lançadas as publicações finais. Ei-las:

Enunciam-se aqui outras publicações relevantes, em matéria de responsabilidade social e sustentabilidade, também elas disponíveis online em páginas nacionais. Algumas estão em português e são periódicas, como é o caso da Sustentabilidade (do BCSD Portugal); outras são verdadeiros manuais...

...Outras aínda, são em língua inglesa.

--

N.B.: A imagem de ilustração não corresponde a nenhuma das publicações supra referidas. Foi posteriormente adicionada a este texto e refere-se ao "Anuário de Sustentabilidade 2006", lançado a 4 de Maio de 2006 e indisponível na Internet.

quinta-feira, abril 27, 2006

Rock in Rio-Lisboa e BP lançam...
“Três Desejos Por Um Mundo Melhor”


« Solidariedade, Paz, Esperança, Optimismo, Respeito e Alegria !!!
A partir do mês de Maio todos podem contribuir para Um Mundo Melhor adquirindo uma das seis fitas de pulso do Projecto Social do evento nos postos da BP aderentes e, depois, na Cidade do Rock. »


« [...] Uma semana depois do início da iniciativa “O Rock in Rio-Lisboa chega à Cidade”, através da qual se pretende mobilizar a população para o maior evento de música e entretenimento do mundo utilizando os tambores como fio condutor, a organização do evento, a BP, Patrocinador Social e a SIC Esperança, contando agora também com o apoio da Sonae Sierra, lançam a segunda fase desta acção: “Três Desejos Por Um Mundo Melhor”. O objectivo é criar um movimento social massivo através do qual cada um de nós pode aderir e envolver-se pessoalmente com o Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa 2006. Para isso, foram criadas seis pulseiras com os conceitos de Solidariedade, Paz, Esperança, Optimismo, Respeito e Alegria. Ao colocar a pulseira no pulso pedindo três desejos Por Um Mundo Melhor – um desejo por cada nó – cada pessoa está a demonstrar a sua contribuição para este movimento. Para além das fitas de pulso, haverá ainda uma T-Shirt exclusiva com os 6 conceitos referidos, cujas vendas irão também reverter para o Projecto Social através da SIC Esperança.
São seis as fitas que estarão à venda nos postos da BP aderentes por apenas 50 cêntimos, dos quais 20 cêntimos reverterão para o Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa 2006. Esse montante será canalizado para as entidades que estão a ser beneficiadas em 2006. As seis fitas coloridas ilustram os conceitos do Projecto Social, permitindo que cada pessoa adquira aquele ou aqueles com que mais se identifica ou coleccione as que pretender. [...]»


[ Excerto com hiperligações adicionadas.
Vd. artigo na integra @ Jornal Inside. ]

quarta-feira, abril 26, 2006

DHL apresenta a sua proposta para a CowParade Lisboa 2006

A DHL Express Portugal, “Operador Logístico Oficial” da CowParade Lisboa 2006, atribuiu à sua “vaquinha” que vai estar presente a partir do dia 14 de Maio, em Lisboa, a denominação M.U.S –
Mãos Unidas pela Solidariedade
.
A convite da DHL, a
Associação CAIS aceitou o desafio de desenvolver de raiz a decoração de uma escultura bovina para a CowParade, que fosse representativa da DHL, da sua filosofia e valores empresariais, mas que sobretudo reflectisse a sua actuação na área da Responsabilidade Social. A M.U.S. é da autoria da conhecida jornalista Dina Aguiar e da sua filha, Ana Aguiar, estando a fotografia e respectiva produção a cargo do Movimento de Expressão Fotográfica (MEF).
Pela vasta experiência que reúne no sector do Transporte Expresso, e desde sempre habituada a efectuar o transporte e a entrega de encomendas de “grande porte” e natureza frágil, a DHL foi convidada pela organização do evento CowParade Lisboa 2006 a assegurar toda a parte logística do transporte de vacas, dentro dos vários percursos que as mesmas terão que fazer até à fase final do evento. No total, a DHL irá transportar cerca de 100 “animais”, disponibilizando também porta-paletes para a elevação das mesmas.


Sobre a CowParade Lisboa 2006

Depois de ter passado por mais de 25 cidades em todo o mundo – Nova Iorque, Chicago, Tóquio, São Paulo, Moscovo, Barcelona, entre outras – é a vez de Lisboa receber a CowParade, o maior evento de arte pública contemporânea que tem como base um dos animais mais acarinhados em todo o planeta: as vacas. Para além do grande impacto público da exposição das vacas decoradas por toda a cidade – que vai acontecer de Maio a Setembro de 2006 – o evento CowParade é muito vasto, contemplando vertentes artísticas, envolvimento de marcas ao nível da sua comunicação, actividades de apelo e responsabilidade social e muito entretenimento. Subjacente ao evento CowParade, está o conceito de democratização da arte, envolvendo, divertindo e também possibilitando a participação do público em todas as fases do processo de criação artística. Pelas Artes, Por Causas, Por Sorrisos!

Press Relations: Catarina Amorim e Sofia Lareiro
(Lift Managing Reputation) - Tel. 214 666 500;
Carla Rodrigues (DHL) - Tel. 210 307 802.

terça-feira, abril 25, 2006

ISO 26000:
A 3ª Reunião do Grupo de Trabalho coincide com Semana da Responsabilidade Social

A 3ª Reunião do Grupo de Trabalho da ISO que está a desenvolver a norma ISO 26000 realiza-se de 15 a 19 de Maio no Centro de Congressos de Lisboa.
Recorde-se que, em Portugal, os trabalhos de normalização na área da Responsabilidade Social são coordenados pelo Organismo Normalizador Sectorial, Associação Portuguesa de Ética Empresarial (ONS/APEE) que participa no Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social da ISO (ISO/TMB/WG SR) e suporta o trabalho das Comissões Técnicas de Responsabilidade Social (CT 164) e de Ética Empresarial (CT 165), através de um protocolo com o Instituto Português da Qualidade (IPQ).
Ora, tendo em vista a adaptação das futuras normas portuguesas de Responsabilidade Social e Ética Empresarial à realidade nacional, as comissões consideram importante recolher a opinião das partes interessadas. Propõem, por isso, o preenchimento dum inquérito online até 28 de Abril, por parte de associações empresariais, sectoriais e profissionais, confederações, organismos governamentais, organizações não governamentais, sindicatos, entidades certificadoras, consultores, entidades e personalidades ligadas à responsabilidade.
Para além disso, e paralelamente à 3ª Reunião do Grupo de Trabalho da ISO, a APEE promove também a Semana da Responsabilidade Social, no decurso da qual têm lugar:

  • um Encontro Internacional co-organizado pela Associação Industrial Portuguesa (AIP) e subordinado ao tema "O Estado da Arte da Responsabilidade Social a nível internacional" (no dia 16 de Maio);
  • e workshops gratuitos que se debruçam sobre "Consumidores" e "Governo" (a 15 de Maio), "Indústria" e "Sindicatos" (no dia 17), "Serviços de Suporte, Investigadores e Outros" e, finalmente, "ONG's" (a 18 de Maio).

segunda-feira, abril 24, 2006

"Separar vai colar"

«A Sociedade Ponto Verde lançou no dia 13 de Abril a iniciativa “Separar Vai Colar”, uma nova acção de sensibilização que tem o objectivo de estimular a separação e deposição de embalagens usadas nos ecopontos.
Esta acção pretende chegar a 1 milhão de famílias. A “Separar Vai Colar” substitui a campanha “Separar Toca a Todos” mantendo os mesmos pressupostos de sensibilizar os portugueses para a necessidade de criar hábitos de reciclagem e premiá-los por isso. Assim, esta iniciativa irá, quinzenalmente, atribuir 100 prémios aos portugueses que enviam para reciclagem as suas embalagens usadas.
A acção vai decorrer, até ao final do ano, nos hipers e supermercados de Norte a Sul do País, sendo as lojas Carrefour de Telheiras, em Lisboa, Oeiras Parque e Braga as primeiras a receber esta iniciativa, a partir do dia 13 de Abril. Os restantes hipermercados desta cadeia de distribuição bem como os supermercados Intermarché e Ecomarché preparam-se também para receber esta acção.
Em cada local, de 5ª a sábado, uma equipa de monitores da Sociedade Ponto Verde, devidamente identificada, estará na linha das caixas de saída a abordar os consumidores e a distribuir folhetos informativos acerca da acção.
Os monitores colocam autocolantes nas embalagens de alguns produtos, registando num terminal informático o nome e contacto da pessoa abordada, associando-a assim ao código de barras visível no autocolante. Até ao final do ano, a Sociedade Ponto Verde estima colocar cerca de 4 milhões de autocolantes.»

[ In Distribuição Hoje n.º 340 (Notícia de 24 de Abril de 2006) ]

segunda-feira, abril 17, 2006

TRUSTED BRAND


« Fula, Galp, Delta, TMN, Super Bock e Caixa Geral...
São algumas das marcas em que os portugueses mais confiam »


« Foram dadas a conhecer as conclusões do estudo “Marcas de Confiança na Europa 2006”, das Selecções do Reader’s Digest, que avalia os níveis de confiança dos consumidores nas marcas divididas em 35 categorias. Neste estudo as marcas nacionais lideraram muitas das escolhas dos portugueses. É o caso do óleo Fula (72% nos óleos alimentares), Galp (60% nas gasolineiras), Delta (59% nos cafés), TMN (52% em operador de rede móvel), Super Bock (44% nas cervejas), Caixa Geral de Depósitos (40% na banca) e Continente (31% em hiper/supermercados).
Marcas portuguesas de confiança são também a Agência Abreu (59% na categoria agências de viagens), o Sapo (35% em empresas de serviço internet) e a Fidelidade (18% em companhias de seguros). A confirmar a subida de audiências da televisão pública e depois da período de turbulência que a caracterizou nos últimos anos, a RTP, com 42%, mantém o lugar de liderança que há dois anos conquistou à SIC.
As categorias cereais de pequeno-almoço, farinhas lácteas e chocolates foram ganhas, respectivamente, pela Kellogg’s (33%), pela Cérelac (44%) e pela Nestlé (60%). Ao decidirem que alimento elegerem para o seu animal de estimação, os leitores decidem-se pela marca Friskies , que obteve 24% dos votos.
No que se refere à higiene e beleza, em primeiro lugar, na categoria maquilhagem está a Nívea (17% dos votos). Esta marca ganha também no ranking dos cuidados com a pele (33%). A Colgate garante o primeiro lugar nos dentífricos (67%). No que toca a gel de banho a vencedora é a Dove (25%), enquanto que, na categoria de cuidados com o cabelo, a Pantene lidera as preferências (30%). Quando se trata de escolher um produto para a coloração do cabelo (categoria introduzida este ano) a L’Oreal surge no topo da confiança, com 42%.
Na categoria de grandes electrodomésticos, a Míele vence com 18% dos votos. Ao serem questionados sobre qual o detergente de roupa em que mais confiam, os portugueses escolhem Skip como a marca preferida (Skip sobe de 65%, em 2005, para 67%, em 2006). O Ben-U-Ron é a marca mais votada no mundo dos analgésicos (29%). O Bisolvon (24%) mantém a liderança quando se trata de medicamentos para a tosse e constipações. Já quando as dores de garganta (categoria inserida este ano) apertam, os portugueses confiam na Mebocaina (27%). Ao necessitarem de tomar vitaminas, a escolha dos portugueses recai, no Centrum (50%), que registou uma subida de oito pontos percentuais, em relação ao ano passado. Na categoria laxantes, o preferido é o Dulcolax (29%).
A Mercedes-Benz é a marca de maior reconhecimento no que respeita à confiança na categoria automóveis (20%). A Michelin ganha a categoria pneus (introduzida este ano), com 58% de confiança por parte dos portugueses.
Na categoria de computadores pessoais a Hewlett Packard merece a confiança de 32% dos cidadãos. A Canon (33%) é a preferida dos leitores da Reader’s Digest na área das máquinas fotográficas. Os telemóveis Nokia são os preferidos dos portugueses (70%).
Visa continua a ser o cartão com mais crédito junto dos portugueses, tendo obtido voto de confiança de 48% dos leitores da revista. Por sua vez, a Medis vence a categoria companhias de seguros de saúde (também introduzida este ano).
Em Portugal, este estudo foi realizado através de questionário postal a assinantes das Selecções do Reader’s Digest, num total de 1022 respostas. 52,6% dos inquiridos em Portugal são mulheres e 47,4% são homens. »
[ In MKT online, 15 de Março de 2006 ]
--
in Distribuição Hoje n.º 340 ]

sexta-feira, abril 14, 2006

Livro Amarelo na NET

« Pela primeira vez em Portugal encontram-se reunidas num só sítio, com facilidade de acesso e consulta, as reclamações dos consumidores Portugueses.
Agora tem o livro amarelo na net em www.livroamarelo.net
Neste sítio poderá registar as suas reclamações e pesquisar as reclamações registadas por outros cidadãos até à data da sua consulta.
É construído a partir da informação que cada consumidor aqui registar, informação essa que passará a ser disponibilizada na íntegra, de imediato e a partir da data do seu registo, a outros cidadãos que partilham o mesmo mercado.
É um espaço gratuito, livre, transparente e acessível que para ser útil e cumprir o seu propósito mais elevado e digno, precisa de ser usado com ética, civismo e educação, dignificando o mercado e dignificando os próprios consumidores que a este portal recorrem.
Para a sua defesa e segurança enquanto consumidor, antes de comprar um produto/artigo ou serviço, consulte primeiro o LIVRO AMARELO NA NET para verificar se existe algum histórico de reclamações sobre produto/artigo ou serviço que pretende.»

[Divulgação electrónica]

sexta-feira, abril 07, 2006

O Estado do Ambiente e
Cenários de Evolução Futura

O Instituto do Ambiente (IA) organiza em conjunto com a Representação da Comissão Europeia em Portugal um seminário sobre o Estado do Ambiente e Cenários de Evolução Futura. O seminário decorre a 10 de Abril, precisamente no Auditório da Representação da Comissão Europeia em Portugal (Lisboa).
O Relatório do Estado do Ambiente em Portugal de 2004 é apresentado no decurso deste evento. A inscrição é gratuita e deve ser comunicada ao IA por e-mail, telefone (n.º 21 472 14 88) ou fax (n.º 21 472 14 57).


Outros destaques de agenda do IA
para Abril e Maio:

Congresso "A Educação e o Desenvolvimento Sustentável"
Data: 05/04 a 26/05/2006
Local: Centro Cultural de Paredes de Coura
Apoio: Câmara Municipal de Paredes de Coura.
*
Curso de Segurança e Boas Práticas em Laboratórios de Química
Data: 3 e 4/05/2006
Organização: Instituto do Ambiente
e Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia
da Universidade Nova de Lisboa.
*
7ª Grande Conferência do Jornal Água&Ambiente
"Política de ambiente: Portugal na rota da União Europeia"
Data: 16 e 17/05/2006
Local: Centro Cultural de Belém.

quarta-feira, abril 05, 2006

Responsabilidade Social das Empresas
- Seminário Ibérico

Avizinha-se o Seminário Ibérico "Responsabilidade Social das Empresas". A iniciativa é do Núcleo Distrital de Faro da Rede Europeia Anti-Pobreza /Portugal (REAPN) e tem lugar no Hotel DunasMar, em Montegordo, no dia 28 de Abril.
As inscrições para este incontornável evento são gratuitas e devem ser efectuadas até 21 de Abril junto de:

REAPN - Núcleo Distrital de Faro
Rua D. Jerónimo Osório, n.º 5 - 2º Dto.
8000-307 Faro
--
Tel.: 289 802 660
Fax: 289 802 662
e- mail: n.faro@reapn.org

terça-feira, abril 04, 2006

XVI Jornadas do Ambiente da Quercus

A Quercus realiza em Fátima a 7 e 8 de Abril as suas XVI Jornadas do Ambiente, cujo tema é a "Construção Sustentável".
O evento destina-se a arquitectos, directores de marketing, directores de ambiente, gestores de empresas de construção civil e obras públicas, consultores, profissionais da área de ambiente e público em geral. Com estas Jornadas a Quercus visa fazer uma abordagem dos fundamentos da construção sustentável, motivando novas práticas mais responsáveis, mas também novas oportunidades; proporcionar o intercâmbio de ideias e de experiências, citando exemplos e estudos de casos, dando assim a conhecer o trabalho de especialistas em várias áreas de intervenção; e propor ideias e acções concretas, baseadas em acções pioneiras levadas a efeito, que possam incentivar cidadãos, empresas e organismos públicos a incorporar procedimentos de planeamento e construção que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
Para procederem à inscrição (gratuita) e/ou para recolherem informações adicionais, devem os interessados contactar o Secretariado das Jornadas de Ambiente da Quercus por
correio postal (Apartado 112 / 2494-909 Ourém), telefone
(através do n.º 249 544 500), fax (n.º 249 543 243) ou
e-mail (quercus-nucleo.estremadura@clix.pt).

segunda-feira, abril 03, 2006

Workshop
Caminho para um Mundo Melhor

A Sair da Casca e o BCSD Portugal consideram que a responsabilidade social é, ao mesmo tempo, uma maneira de estar e um poderoso instrumento de gestão empresarial para qualquer empresa que pretenda ser competitiva. Por isso, querem contribuir para o desenvolvimento de negócios sustentáveis e para a "construção de um mundo melhor" através de um dos princípios base da responsabilidade social - a disseminação do conceito.
Dar a conhecer as noções relacionadas com o tema aos gestores e fazer com que iniciem uma reflexão relativamente aos seus stakeholders são a base de mais um workshop de sensibilização intitulado "Caminho para um Mundo Melhor".
Este workshop utiliza metodologias comportamentais e interactivas, através de um jogo exclusivo e inovador para realizar em equipa e tem a duração de um dia (4 de Abril). Nesta data, a iniciativa contempla exclusivamente às empresas-membro do BCSD Portugal, mas pode ser levada a outras empresas interessadas em promover esta formação internamente.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile