Objectivos de Desenvolvimento do Milénio - Iniciativas Nacionais
1 - Reduzir para metade a pobreza extrema e a fome.
2 - Alcançar o ensino primário universal.
3 - Promover a igualdade entre os sexos.
4 - Reduzir em dois terços a mortalidade de crianças.
5 - Reduzir em três quartos a taxa de mortalidade materna.
6 - Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças graves.
7 - Garantir a sustentabilidade ambiental.
8 - Criar uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Passaram-se mais de 5 anos e os líderes políticos continuam a não cumprir as suas promessas. Por isso, a campanha “Pobreza Zero” apela à sociedade portuguesa para que se mobilize, actue e pressione os líderes políticos, e exija, como primeiro passo para a erradicação da pobreza, o cumprimento dos ODM.
A campanha “Pobreza Zero” propõe, nomeadamente, que os portugueses juntem a sua voz aos esforços mundiais que procuram unir meios e vontades no sentido de erradicar a pobreza extrema, e que coloquem uma banda branca - símbolo internacional da luta contra a pobreza - no pulso, no braço, no cabelo, no espelho retrovisor do carro ou na varanda de casa.
Empenhado em contribuir para a divulgação e prossecução dos ODM por parte do sector privado, o GRACE levou 40 empresas a assinarem uma Carta de Compromisso para com os ODM, numa Gala realizada em Outubro de 2005, que reverteu precisamente a favor da "Pobreza Zero". Actualmente, o website do GRACE disponibiliza, entre outros, um documento intitulado "As Empresas e os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio", que adapta à realidade portuguesa uma publicação do Instituto Ethos (Brasil), orientada para a disseminação dos ODM junto de empresários e gestores, com referência a alguns casos concretos.