Google

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Clipping II:
Bill Gates e o Plano Tecnológico

«BILL GATES VEM A LISBOA»
[Vd. TVI a 20 de Janeiro]

«BILL GATES "APROVEITADO" PARA O PLANO TECNOLÓGICO»
[Vd. capa e secção de Economia do
Diário de Notícias de 31 de Janeiro]

«SÃO BILL GATES
Quer queiramos, quer não, o modelo de desenvolvimento industrial ganhou novos pressupostos nas últimas décadas. O segredo dos processos produtivos contemporâneos passa pelas tecnologias de informação. Em todos os sectores produtivos, mesmo nos tradicionais, como a agricultura, são as ferramentas da sociedade da informação que possibilitam mais e melhor valor acrescentado.
Demorámos muitos anos a convencermo-nos de que a sociedade da informação é bastante mais do que uma retórica para entreter audiências. Demorámos tempo de mais a perceber que o nosso atraso não é um problema de falta de subsídio ou de estrada. É um problema, antes de mais, de falta de conhecimento. Hoje, esta constatação tornou-se uma evidência, o que é desde logo um pequeno avanço. Mas, obviamente, não chega.
A competição internacional é tão forte e tão cruel que não nos resta outra escolha senão o desenvolvimento acelerado. É preciso generalizar infra-estruturas tecnológicas, como é o caso dos acessos à Internet de banda larga. É preciso formar, acrescentar conhecimento, aprender o mais rapidamente possível. E é preciso também ligar as universidades e os centros de investigação às empresas, sobretudo às pequenas e médias empresas. Estabelecer redes que facilitem a nossa integração global é o desafio sem alternativa que temos pela frente.
A visita do fundador da Microsoft a Portugal para apadrinhar o Plano Tecnológico insere-se neste desafio tão urgente como ambicioso. Bill Gates é uma das imagens mais fortes da sociedade do conhecimento. Representa a inovação, a tecnologia e um negócio que moldou o mundo. Ao vê-lo em Portugal, condecorado à chegada pelo Presidente da República, associado a 19 projectos e à formação de um milhão de portugueses em tecnologias de informação, parece um santo milagreiro que nos vai retirar da infoexclusão.
Recuperar o tempo perdido é uma tarefa tão gigantesca que tendemos a acreditar em milagres. Bill Gates não vai converter-nos em bites e bytes com um simples toque na tecla do enter. Talvez a nossa enorme capacidade de adaptação a novas tecnologias e a vontade de nos superarmos acelerem a mudança. Há projectos inovadores com marca portuguesa de que já nos podemos orgulhar. Falta que o Estado dê o exemplo se desburocratize, se agilize e ajude a estender a rede entre a inovação, a produção e a exportação. O braço dado de Bill Gates ao Governo, mostrado com bom marketing, não faz milagres, mas abre caminhos inteligentes para o desenvolvimento de Portugal. Mas o essencial passa pelos cidadãos e pelas empresas. Oxalá saibamos estar à altura das oportunidades.» [Editorial do Diário de Notícias de 1 de Fevereiro]

«GOVERNO ASSINA ACORDO COM MICROSOFT PARA 18 INICIATIVAS» [Lusa apud jornal Metro de 2 de Fevereiro]

«BILL GATES: "A EDUCAÇÃO VAI CONDICIONAR O QUE SOMOS, MUITO MAIS DO QUE A GEOGRAFIA"» [Vd. jornal Público de 1 de Fevereiro]

«BILL GATES DIZ QUE "SOFTWARE É O ELEMENTO CHAVE" PARA O FUTURO» [Vd. Jornal de Negócios de 1 de Fevereiro de 2006]

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile