Google

sábado, fevereiro 18, 2006

A caminho da ISO 26000...

«A integração da RSE na estratégia empresarial implica a identificação de boas práticas empresariais e o acompanhamento da sua evolução. Se em termos macroeconómicos, a inexistência de indicadores extra-económicos no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) limita o rigor da avaliação do nível de progresso e bem-estar (que não decorrem apenas das transacções monetárias), a prestação sócio-ambiental das empresas pode ser aferida pelas mesmas e usada para complementar e corrigir os indicadores económicos da sua actividade. A avaliação é também essencial para que a comunicação da RSE seja verdadeiramente relevante e esclarecedora.
Sendo mais descritiva que outras matérias, a RSE pode [...] ser “medida” por apelo a matrizes de referência que especificam as áreas e os tipos de actuação. Existem vários critérios de desempenho socialmente responsável e alguns deles prevêem mesmo a emissão de certificados de conformidade, à semelhança dos sistemas de gestão ambiental e da qualidade propostos pela Organização Internacional para a Normalização (International Standatization Organizacion) [...]. É o caso da Social Accountability 8000 (SA 8000), que é norma internacional de RSE de maior difusão.
Quando friamente comparados com a SA 8000, os sistemas da qualidade, ambiente e HSST têm uma maior adesão relativa. Segundo a Associação Portuguesa de Certificação (APCER), em 2003 existiam já 66.070 certificações pela ISO 14001, havendo em Portugal um total de 404 (dados de Abril de 2005), enquanto que pela SA 8000 ainda só existem 572 entidades certificadas, três das quais em território nacional - Delta, DHL e TNT - e mais uma em auditoria. Ainda assim, as certificações em qualidade, ambiente e HSST devem perspectivar-se como etapas no caminho para a RSE já que, por um lado, tais matérias são, elas próprias, questões de RSE e, por outro, existem cada vez mais preocupações relativas à RSE, enquanto área de certificação específica. De facto, o Sistema Português da Qualidade (SPQ) inclui subcomissões de Ética (SPQ 164) e RSE (SPQ 165) e a ISO está actualmente a preparar um guia orientativo sobre RSE (ISO 26000), que deverá ser lançado no ano de 2008 [...].» (in "As Relações Públicas na Responsabilidade Social das Empresas").
Na verdade, a delegação portuguesa do Instituto Português da Qualidade/Organismo de Normalização Sectorial-Associação Portuguesa de Ética Empresarial (IPQ/ONS-APEE) integra o Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social da ISO, que está a desenvolver a futura norma de Responsabilidade Social - a ISO 26000. E é para dar conta do seu trabalho e recolher contributos de todos os stakeholders, que a APEE promove, na qualidade de ONS, a terceira reunião do Fórum de Ética e Responsabilidade Social (na AIP, a 21 de Março pelas 14:30) e um Ciclo de Seminários sobre Ética e Responsabilidade Social.
Estão agendados os seguintes seminários:
- 9 de Março em Braga;
- 15 de Março em Aveiro (reagendado para dia 22);
- 22 de Março em Leiria;
- 30 de Março na Guarda;
- 5 de Abril em Évora;
- e 12 de Abril em Faro.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile