Google

terça-feira, janeiro 31, 2006

Clipping:
Porter, Empresários e Ministros

«CONFERÊNCIA MICHAEL PORTER»
[Vd. Jornal de Negócios de 25 de Janeiro,
capa e pp. 40-1]

«Michael Porter é a estrela convidada do encontro [Conferência "Ambiente e Competitividade", de 25 de Janeiro], mas o ministro Manuel Pinho não ouviu o homem que um dia fez um relatório sobre a competitividade da economia portuguesa.
Porter veio defender um novo modelo entre ambiente e economia, nos seguintes termos: antes, a protecção ambiental era vista como uma necessidade, já que a poluição tem custos sociais, mas era também vista como uma potencialidade de lucro por parte das empresas. Agora, segundo Porter, a poluição tem, sobretudo, um custo económico, como o lixo que se acumula porque não se sabe onde o tratar.
A poluição é também, segundo este modelo, um sinal de má tecnologia. Qual é então a chave? Michael Porter diz que é a inovação e não só do ponto de vista científico.
Mas também há outra chave: a regulação. Neste capítulo, Porter alerta para os prejuízos resultantes do excesso de regulação.»
[J. Pedro Frazão, Rádio Renascença a 25 de Janeiro (adap.)]

«GALP VAI INVESTIR DOIS MIL MILHÕES DE EUROS EM PROJECTOS AMBIENTALMENTE MAIS EXIGENTES
[...] O presidente da Galp Energia defendeu [...] que a teoria de Michael Porter é válida mas que deve ser encarada com precaução, sobretudo, pelas pequenas e médias empresas, pois exige elevados níveis de investimento. [...]» [Jornal
Público online, "Última Hora"
de 25 de Janeiro
(adap.)]

«RESERVAS À APLICAÇÃO DA "HIPÓTESE PORTER"» [Vd. Diário de Notícias de 26 de Janeiro]

«MINISTRO DO AMBIENTE CRITICA EMPRESÁRIOS
O Ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território criticou ontem a falta de consciência ambiental da maioria dos empresários portugueses.
Francisco Nunes Correia considerou que os empresários estão pouco alertados para os problemas das alterações climatéricas decorrentes da poluição.» ["Última" do Diário de Notícias
de 31 de Janeiro de 2006]

1Comentários

à s 12:47 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Hoy cumple 1 año este bello espacio llamado Culturas
Paso a dejar un saludo de parte de Guerreiro da Luz & Freyja y a darles las gracias por la compañía.
Y a invitarlos a seguir compartiendo con la Cultura y por la Cultura

Un abrazo de Guerreiro da Luz & Freyja

 

Enviar um comentário

<< Home

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile