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terça-feira, dezembro 06, 2005

Relação Responsável

A empresa actua com responsabilidade social quando responde perante a sociedade pelas repercussões socio-ambientais da(s) sua(s) actividade(s). A esta responsabilidade associa-se um compromisso - tácito, quando não expresso - para com a qualidade de vida de populações mais ou menos alargadas.
Enquanto sistema, a empresa sobrevive quando o funcionamento interno se articula com a dinâmica - material e intangível - da envolvente e a função de Relações Públicas (RP) tem, neste contexto, um eminente relevo estratégico. Seja ela exercida pela própria Administração (ou por toda a organização, enquanto função integrada/participada), por Departamentos ou por Agências/Consultoras de Comunicação/RP, está na charneira, entre a organização e a opinião pública.
Prosseguindo o entendimento e a harmonização de interesses necessariamente legítimos, as RP estão vocacionadas para o tratamento da questão da Responsabilidade Social da Empresas (RSE), ou não fosse esta exercida precisamente no terreno das relações empresariais.
Na empresa socialmente responsável e enquanto função estratégica, a Comunicação (em geral) e as RP (em particular) relevam desde a integração da responsabilidade social na cultura e na identidade organizacionais, estendem-se à sua prática e são fulcrais para a sua correcta divulgação.

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